ATIVIDADE
PRÁTICA
Atenção: Precisando de assessoria nos seus PROJETO entre em contato com a SGP
1. OBJETIVO
Desenvolver os
algoritmos do item 5 em linguagem de
programação C.
2. MATERIAL UTILIZADO
A Atividade Prática de Linguagem de
Programação será realizada com a utilização do software VISUAL STUDIO COMMUNITY 2017. Orientações para instalação e uso do
software estão disponíveis em vídeo na ROTA DE APRENDIZAGEM (AULA 14 e
MATERIAIS COMPLEMENTARES).
3.
ORIENTAÇÕES GERAIS
·
O aluno deverá entregar um ARQUIVO ÚNICO NO FORMATO PDF no AVA no
ícone Trabalhos;
·
Esta atividade é para ser
realizada com consulta e pesquisa. Portanto, leia também livros bases,
materiais complementares ou procure seu tutor para tirar dúvidas diretamente
via Canal de Tutoria;
·
Para cada exercício, coloque no
seu relatório o ENUNCIADO do mesmo e coloque como resposta o seu código
COMPLETO. Deste a primeira até a última linha que você digitou;
·
Coloque no seu código
COMENTÁRIOS explicando COM SUAS PALAVRAS o que ele faz (veja o exemplo do
documento modelo);
·
Para inserir os códigos nas
respostas, faça um CTRL+C/CTRL+V do
código criado por você no VISUAL STUDIO e cole-o no documento do Word. Assim, o código já virá colorido,
organizado e indentado;
·
No AVA existe um modelo em WORD para você utilizar. Porém, ao submeter o seu arquivo, submeta-o em PDF
(salvar como PDF no Word);
·
Além do seu algoritmo, você deverá
colocar uma captura de tela do seu código funcionando. Capture o terminal mostrando
o seu código funcionando e
imprimindo os dados solicitados na tela (veja o exemplo do modelo).
·
CUIDADO!
ü Em programação, não existem dois
códigos exatamente iguais. Cada programador organiza seu código de uma forma diferente,
declara variáveis com nomes diferentes, faz comentários diferentes, gera
mensagens aos usuários distintas, etc. Por este motivo, não serão aceitos dois
algoritmos idênticos entre alunos
(ou iguais à Internet). Caso o corretor
observe respostas iguais,
elas serão consideradas como PLÁGIO e será atribuída a NOTA ZERO na questão;
4. COMO SE DARÁ A CORREÇÃO DA ATIVIDADE?
Como temos 5 questões, cada questão valerá
20% da nota desta atividade. Para que você ganhe
nota máxima em cada exercício, você precisará cumprir os três requisitos
básicos explicados nas ORIENTAÇÕES GERAIS:
·
Apresentar seu algoritmo completo,
indentado e organizado;
·
Explicar seu código através de comentários;
·
Colocar uma IMAGEM com o terminal
rodando e mostrando o que cada exercício pede.
No modelo de relatório da disciplina você encontrará um exemplo de exercício para um melhor entendimento. Caso você
desenvolva seu código corretamente e funcional, porém não faça os comentários
nem coloque uma imagem dele funcionando no terminal, terá sua nota severamente prejudicada.
5. EXERCÍCIOS
Resolva os algoritmos abaixo seguindo todas as instruções
listadas neste documento.
Exercício
1:
Escreva um
algoritmo em linguagem C com as seguintes instruções:
1.
Declare três variáveis (inteiro,
real e char);
2.
Declare três ponteiros;
3.
Associe as variáveis aos ponteiros;
4. Modifique os valores de cada variável indiretamente usando os ponteiros
associados. Para armazenar os valores nas variáveis, armazene na variável char a primeira letra do seu nome, na
variável inteira os dois últimos
dígitos do seu RU e na variável real os
4 últimos dígitos do seu RU, sendo os
2 últimos os valores com virgula;
5. Imprima na tela os valores das variáveis antes e após a modificação.
Exercício
2:
Escreva um algoritmo em LINGUAGEM C que armazene na memória
o seu RU e o valor 1234567, ambos digitados pelo usuário na tela.
Em seguida, imprima na tela ambos RU usando ponteiros. O
algoritmo também vai ter que comparar os dois RU usando ponteiros e imprimir na
tela qual é o maior.
Exercício 3:
Faça um algoritmo em linguagem C
com as seguintes funcionalidades:
·
Receba um registro, com dois
campos, como dados de entrada.
·
O primeiro campo é um vetor que
vai armazenar o nome do aluno.
·
O segundo campo é uma variável do
tipo inteiro que vai armazenar o RU do aluno.
·
Imprime na tela os dados
armazenados na estrutura.
Exercício
4:
Replique o exercício 3. Porém, agora,
declare um ponteiro
para a estrutura de dados heterogênea. No momento da leitura
dos dados e da impressão na tela, use o ponteiro para buscar o conteúdo dos
campos. Imprima na tela também o seu RU na tela.
Exercício 5:
Faça um algoritmo em linguagem C que contenha dois números
inteiros digitados na tela pelo usuário:
a. O primeiro número marca um início;
b. O segundo número marca um fim;
O algoritmo vai contar quantos números existem entre o
início (primeira entrada) e o fim (segunda
entrada). A impressão na tela do usuário deve ser realizada de duas formas:
a. Iterativa;
b. Recursiva;
Ao colocar no seu relatório uma imagem do
seu código funcionando, coloque ele rodando
utilizando como valor de inicio
os 2 últimos valores do seu RU e valor
final o número 99.
Atenção: Precisando de ajuda entre em contato com equipe SGP e solicite uma assessoria com a melhor equipe do mercado no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos